Hyprland: guia básico para configuração e personalização

Quer aprender a configurar e personalizar o Hyprland de forma prática e eficiente? Neste artigo vou mostrar como fazer ajustes essenciais no arquivo de configuração do Hyprland para que o sistema tenha o mínimo necessário para seu funcionamento estável.

Caso você deseje se aprofundar mais nas opções de configuração do Hyprland, consulte a Wiki do projeto no botão abaixo:

Configuração básica do Hyprland

A configuração do Hyprland pode ser feita através da edição do arquivo de configuração do mesmo. Este arquivo pode ser encontrado a partir da home do usuário. Veja o caminho completo abaixo:

$HOME/.config/hypr/hyprland.conf

Abra o arquivo de configuração do Hyprland com um editor de texto de sua preferência e siga os passos a seguir. Lembre-se de salvar as edições que fizer no arquivo para que as alterações entrem em vigor.

Passo 1: Configurar o monitor

No arquivo de configuração do Hyprland encontraremos uma linha que define o monitor, sua resolução, frame rate, posição e escala. A linha padrão do arquivo estará da seguinte forma:

monitor=,preferred,auto,auto

Vamos editar essa linha e colocar as informações específicas para nosso monitor. Precisamos usar um comando no terminal para exibir informações do nosso monitor em uso, como resoluções suportadas e, principalmente, o nome. Digite o comando abaixo no seu terminal:

hyprctl monitors all

A Primeira linha do comando exibirá o monitor detectado, no meu caso, meu monitor aparece da seguinte forma:

Monitor HDMI-A-1 (ID 0):

Com essa informação vamos alterar a linha no arquivo de configuração do Hyprland que define o monitor. No meu caso, a linha ficará da seguinte forma:

monitor = HDMI-A-1,1920x1080@60,auto,auto

Note que depois da primeira vírgula definimos a resolução do monitor e também sua taxa de quadros por segundo.

Se quiser mais informações sobre a configuração de monitores, visite a página: https://wiki.hyprland.org/Configuring/Monitors/

Passo 2: Definir variáveis de ambiente

Devemos definir variáveis de ambiente relacionadas às especificações XDG. Essas variáveis vão garantir que os aplicativos saibam que o sistema está usando o Hyprland como gerenciador de janelas e o wayland como protocolo de servidor gráfico.

No arquivo de configuração, navegue até a sessão ENVIRONMENT VARIABLES e adicione as linhas abaixo:

env = XDG_CURRENT_DESKTOP,Hyprland
env = XDG_SESSION_TYPE,wayland
env = XDG_SESSION_DESKTOP,Hyprland

Adicione também variáveis relacionadas ao toolkit backend, que informarão ao sistema como os aplicativos devem interagir com o sistema gráfico do Hyprland:

env = GDK_BACKEND,wayland,x11,*
env = QT_QPA_PLATFORM,wayland;xcb
env = SDL_VIDEODRIVER,wayland
env = CLUTTER_BACKEND,wayland

Caso você use o navegador Mozilla Firefox ou o gestor de e-mails Thunderbird, adicione também a variável abaixo para que o suporte ao wayland seja ativado.

env = MOZ_ENABLE_WAYLAND,1

Caso deseje mais informações sobre as variáveis de ambiente visite a página: https://wiki.hyprland.org/Configuring/Environment-variables/

Passo 3: Configurar o layout de teclado

Encontre no arquivo de configuração a seção INPUT e altere o layout de teclado de acordo com seu idioma. No meu caso o input ficará definido como se pode ver abaixo:

input {
    kb_layout = br
    kb_variant = abnt2
    kb_model = abnt2
    kb_options =
    kb_rules = 

    repeat_rate = 35
    repeat_delay = 600

    follow_mouse = 1

    sensitivity = 0
    numlock_by_default = true

    touchpad {
        natural_scroll = false
    }
}

Se você estiver usando um notebook e quiser configurar um gesto no touchpad para alternar entre áreas de trabalho arrastando com três dedos, adicione a linha abaixo na seção de configurações de gestos (gestures), logo após o bloco de código “input”.

gestures {
    workspace_swipe = true
    workspace_swipe_fingers = 3
}

Veja mais informações sobre os dispositivos de entrada em: https://wiki.hyprland.org/Configuring/Variables/#input

Passo 4: Crie combinações de tecla para lançar aplicativos

As combinações de tecla usam a tecla super (tecla com o logotipo do windows) como a tecla modificadora no Hyrland:

$mainMod = SUPER

Para executarmos algum programa usando teclas de atalho a sintaxe é simples. No exemplo abaixo, veja como é a sintaxe para definirmos o atalho SUPER+B para abrirmos o firefox:

bind = $mainMod, B, exec, firefox

A partir do exemplo acima, você pode criar uma combinação de teclas para abrir seus programas favoritos.

Para mais informações sobre atalhos de teclado, visite: https://wiki.hyprland.org/Configuring/Binds/

Passo 5: Definir regras para janelas

Existem dois tipos de regras para janelas no Hyprland: windowrule v1 e windowrule v2.

Para adicionarmos uma regra de janela na versão 1 a sintaxe é fácil. Inclusive já existe uma no arquivo de configuração do Hyprland que podemos usar como exemplo:

windowrule = float, ^(kitty)$

Acima temos uma regra para que o terminal kitty seja aberto sempre em modo flutuante.

A versão 2 para as regras de janelas, exige que informemos tanto a classe da janela quanto o título para que a regra seja aplicada. Para sabermos a classe e o título de uma janela específica basta digitar o comando abaixo:

hyprctl -j clients

Este comando exibirá uma lista de todas as janelas que estão abertas no Hyprland. As informações que procuramos são: class”: e “title”: . Como no exemplo do vídeo anexado no início desse artigo, para definirmos que o pavucontrol (controle de volume do sistema) abra sempre em modo flutuante, escrevemos a regra como se pode ver abaixo.

windowrulev2 = float,class:^(org.pulseaudio.pavucontrol)$,title^(Controle de volume)$

Para mais informações, visite a página sobre o assunto: https://wiki.hyprland.org/Configuring/Window-Rules/

Conclusão

O Hyprland é um gerenciador de janelas altamente customizável. Seu arquivo de configuração nos possibilita alterar diversas características. Escrevi esse artigo com o objetivo de mostrar configurações que considero essenciais. Se você deseja se aprofundar mais no assunto, basta visitar a wiki do Hyprland clicando no botão que está no início deste texto. Obrigado pela sua visita ao blog Tecnosob!

Este artigo é parte da série sobre Arch Linux + Hyprland. Confira também o primeiro artigo, onde mostramos como instalar o Arch Linux e configurar o básico para começar, clique aqui: https://tecnosob.com/arch-linux-hyprland-do-zero-instalacao-e-configuracao-basica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *